quinta-feira, 26 de março de 2009

TRÊS PÍLULAS DESESTRESSANTES DE ROCK ALTERNATIVO NESTA QUINTA

Findando março, desacelerando o compasso para um novo mês, o rock alternativo, leve, inteligente, promete o anti-estresse de quem quer se divertir e ficar pronto prum novo abril.
Movimentando os quadris com leves dobraduras do joelho esquerdo, curtiremos o "alterna-rock".
Na falta de nomenclaturas que associem, mas também, que não limitem o processo criativo de algumas bandas, denominou-se "rock alternativo" à música criada com referências e experiências múltiplas de gêneros.
O gênero, antes conhecido como underground, surgiu em meados de 80, se afirmando em 90. Com a explosão da cena independente, ganhou espaço quase unânime. São muitas as bandas independentes que estão assumindo o rótulo, hoje.
Pode-se encontrar no gênero, pitadas de grunge, hard core, punk, indie pop e até folk. Quanto mais ousadia e quanto maior a pesquisa e experimentação musical da banda, mais inclassificável o som. Assim, recorre-se ao "rock alternativo" como selo e promessa de realizações cada vez mais díspares, no decorrer de sua produtividade.
O mais interessante do gênero, é que, ainda que estejam todos assumindo a mesma postura do rock, cada qual cria seu próprio campo de atuação. As bandas de rock alternativo são das poucas que podem apresentar características extremamente diferentes entre si.

Na quinta-feira, o Projeto Matriz, apresenta as bandas Cuatro (BH), Alethárgika (Betim) e Monograma (BH). Juntas, vão mostrar o melhor da cena independente, numa noite dedicada ao rock alternativo.
As diferenças entre as três bandas são nítidas. Vale a pena conferir para tirarem suas próprias impressões.
A vitrola será comandada pelo Davi da banda Aldan. Hoje conheceremos um pouco sobre seus gostos particulares que influênciam a banda e o dom dos caras.
Nos encontramos lá.

Mais sobre as bandas:


CUATRO

http://bandasdegaragem.com.br/cuatro

A banda trabalha uma sonoridade oitentista, com elementos e riffs do pop-rock, num diferencial letrístico que revela a vida urbana.

Formada em 2006, a banda vem fazendo um rock com influência de bandas dos anos 80 e 90, com letras intimistas e um contexto atual, as músicas refletem o dia a dia e as questões do ser humano na sociedade moderna, questionamentos quanto ao lugar do indivíduo no mundo e um grito de protesto contra o consumismo.

ALETHÁRGIKA (BETIM)

www.myspace.com/alethargika

De Betim, Minas Gerais uma banda de rock que começou basicamente no final de 2007, com três violões desafinados, um baixo que nem era da banda e um teclado que improvisava a bateria.
Mas foi em janeiro de 2008 que a banda se firmou. Resolveram investir e então formar uma banda de verdade, assim nomeada Alethárgika, aprenderam juntos e cada um se identificou com seu instrumento.
Apesar do pouco tempo de banda, o primeiro convite para show surgiu em janeiro de 2008, a banda teve um bom desempenho tocando alguns covers e mostrou também sua primeira composição "30 km". A partir dai surgiram convites para shows e se inseriram no campo de grandes festivais.
Neste curto espaço de tempo Gabriela, Bárbara, Gustavo e Luiza entraram em processo contínuo de composição, fazendo um som pra cima, diferente e divertido, de bastante expressão.
Influenciados por bandas de Punk e Grunge, cada música tem um diferencial, sempre inovador, com letras espontâneas e divertidas assim como os membros da banda que, a cada dia, vem se dedicando mais, mostrando que seu diferencial não se restringe apenas na sua formação. A banda esta buscando seu espaço e cativando o público.
Atualmente, estão mostrando seu som através de shows, mas já estão se preparando para disponibilizar suas musicas na net.
O nome também desperta muita curiosidade, seu significado é bem simples, basta observar as letras e a animação das meninas e do menino do Alethárgika!

MONOGRAMA

www.myspace.com/monograma

Algo verdadeiro é aquilo que você nem sabe como começou. Aqueles amigos que você nem lembra aonde se conheceram, mas que hoje, não consegue viver sem. Ou uma paixão que não se sabe dizer quando teve início. Exatamente para que possamos, a cada dia, nos re-apaixonar. A paixão pela música, uma amizade contagiante e a vontade de fazer diferente, foram suficientes para que uma banda fosse montada e uma história começasse a ser escrita."Monograma" surgiu, e virou a personagem principal na vida de quatro amigos. Impulsionados uns pelos outros, Diego, Guilherme, Jean e Leonardo montaram a banda em fevereiro de 2006, e decididamente mergulharam no sonho de fazer um som completamente envolvente e único.

No início a intenção era tocar as músicas que gostavam, mas com o passar do tempo, pretensões e profissionalismo foram surgindo naturalmente. Então, um grande passo foi dado: a criação do primeiro EP, intitulado "Conto do faz de conta". A idéia é que este, seria um cd conceitual e que suas músicas englobariam as mesmas temáticas: o sonho, o utópico, o surrealismo, o lirismo e as relações humanas. Assim, como se fossem diversos capítulos de uma mesma história, as músicas foram compostas, se linkam umas nas outras, e formam assim um verdadeiro conto. Daí o título do EP, que resume bem a inspiração utilizada pela banda. Quem ouve o EP diz que tem um pouco de "Beatles", "Kings of Leon" e "Los Hermanos", o que é um grande elogio para a banda. Contudo, o que a banda sente é que o som, se parece cada vez mais com "Monograma", e que as letras e melodias seguem construções baseadas, não no que ouvem, mas no que eles mesmos são.

Serviço:
PROJETO MATRIZ - DIA 26/03
BH Indie Music Projeto Matriz

QUINTA-FEIRA - 22H
Show com as bandas independentes Cuatro (BH), Alethárgika (Betim) e Monograma (BH). DJ Davi Brêtas (Aldan).
Entradas: R$ 6,00 e R$5,00 (antecipados*).
Censura: 16 anos

* Venda antecipada no Folha Seca - Av Augusto de Lima, 885 // Centro.

Casa Cultural Matriz: Rua Guajajaras, n° 1353 (Terminal Turístico JK) – Esquina de Av. Olegário Maciel.

Censura: Eventos diurnos: 14 anos // Eventos noturnos: 16 anos

Contato: (31) 3212-6122 – Casa Cultural Matriz

Um comentário:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More