terça-feira, 15 de setembro de 2009

SEGUNDA SEMANA DO III BH INDIE MUSIC - PROGRAMAÇÃO

A segunda semana do III BH Indie Music recebe nove bandas de fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Natal, Goiânia, Divinópolis, dividindo o palco com bandas locais.


Termos, esta semana, 27 shows, espalhados por 7 casas, de quarta a domingo. Impossível deixar de acompanhar a programação desta semana.

QUARTA-FEIRA

A semana começa na quarta-feira n'A Obra e com estréia em solo mineiro da banda Blinders That Came From Your Old Town (RN), junto às bandas de BH Consciência Suburbana e Demonlays.

Os shows começam às 22:30h, então não chegue muito tarde para não perder nenhuma banda em palco.

No Blog do IIII BH Indie Music tem promoção e sorteio de ingressos pra quem está sem muita grana, mas com muita gana de ver a galera de fora.

Conhecendo as bandas, desta quarta-feira...

Blinders That Came From Your Old Town - Natal/RN
Rock/alternativo/psicodélico



Blinders That Came From Your Old Town começou como muitas bandas, na união de amigos com pequenos ensaios nos quintais e quartos das casas de seus integrantes. Queriam tocar alguma coisa legal, a princípio não sabiam nem o que fazer direito. Nos ensaios se resumiam a boas conversas, esqueletos de arranjos e algumas bebidas. Não tinham nem o som definido pra tocar, mas nunca tencionaram a definir nenhum estilo ou padrão do qual queriam soar. Enfim, nesse meio tempo já pensavam em várias coisas, mas as que vieram foram essas e outras , coisas as quais se baseiam em grande parte a realidade deles, coisas que fazem e curtem em suas vidas, e nada mais do que a simplicidade e dificuldade que elas próprias tendem a ter. Afinal, é uma banda nova e que tem muito a fazer.
Passado alguns encontros, as músicas começaram evoluir, as idéais também, até Diego( Baixo) avisar que teria que passar por uma cirugia, coisa simples, ficaria um tempo parado - pensam "que merda". Então resolvem gravar uma demo ao vivo de algumas músicas que estavam mais ou menos prontas no momento.
Uma demo rápida, gravada de uma vez em poucas horas, sem detalhes de produção, pra poderem se escutar melhor nesse intervalo de tempo. Após isso continuam a ensaiar mais rápido que imaginavam e estavam se divertindo com as novas coisas que estavam fazendo.
Em breve, esperam gravar mais algumas músicas em demo, para depois lançarem o CD, quem sabe nesse segundo semestre. Até lá, estão fazendo o de sempre - ensaios em quintais, quartos , estúdios, escrevendo em bula de remédio etc e tal.... Enfim, apenas começando.


Consciência Suburbana - BH
Punk Rock


Gritam...longa vida ao punk rock!!!.sim, pois defendem a existência do movimento musical revolucionário percursor do almanaque que se formou a ideologia punk.
Executado em simples acordes, onde o "faça você mesmo" destruiu a barreira de se ter conhecimentos musicais teóricos para fazer um bom som.
O punk rock surgiu da vontade de expressar a rebeldia. Com base no punk rock 76,um disco chamado Ramones da banda homônima, trazendo influências do rockabilly e rock n'roll das decádas anteriores, souberam mesclar e passar adiante uma forma antes desconhecida.
Os simples acordes que influenciaram gerações com letras retratando o cotidiano, não veio a ser diferente.
21 anos depois, surgia, no até então pacato bairro boa vista, zona leste de Belo Horizonte, a banda punk rock Consciência Suburbana. Os ideais do 'faça você mesmo" herdados da velha geração, fizeram valer a Consciência Suburbana.
Um velho violão tonante, os simples acordes, a determinação e interesse pela essência punk, influenciaram Gilmar a criar o nome, fazer algumas músicas e a seguir em busca de integrantes dando origem a 18 de junho de 1995 a banda Consciência Suburbana.
Não existia nenhum conhecimento musical. Três notas, uma letra entitulada "Lutar por nada" e, em 18 de agosto de 1995, depois de um mês em busca de integrantes, fizeram soar os primeiros acordes, em um pré ensaio com violão, o primeiro ensaio em estúdio.
Criado assim o alicerce, a banda veio trocando de integrantes em sua trajetória: 7 bateristas, 8 baixistas, 7 guitarristas e 1 vocalista. Contando com a formação atual, foram 19 formações diferentes, sendo que 12 com três integrantes, 5 com 4 integrantes, uma com cinco integrantes e outra com 2.
O primeiro show da banda ocorreu no Bairro Veneza. A Consciência suburbana foi boicotada em vários shows. Ir aos ensaios a pé se tornou rotina da banda. Participando de gigs em outras cidades, estados e muitas em Belo Horizonte, a história da banda vem tomando outro rumo.

Demonlays - BH
Rock/alternativo/grunge


Ainda existe vida grunge no novo milênio.
A banda surgiu na zona norte de Belo Horizonte em 2008... três amigos desde infancia decidiram montar uma banda de rock.
Com influencias de punk rock, grunge, heavy metal e black metal surgiu a banda Demonlays. Um power trio com muita pegada e letras marcantes vem procurando seu espaço no cenário mineiro batalhando dia-a-dia.
O objetivo dos caras é alcançar o maior número de ouvidos e agradar a todos que possam ouvir suas músicas... esse é um pouco da banda Demonlays.


16|09 - quarta-feira
A Obra - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Blinders That Came From Your Old Town (RN), Consciência Suburbana e Demonlays.
Rua Rio Grande do Norte, 1168 – Savassi
Ingressos: R$7,00 Horário: 22H
Info: 31 3261.9431
Censura: 16 anos

QUINTA-FEIRA

No Matriz, um segundo show da banda Blinders That Came From Your Old Town (RN), pra quem perdeu na quarta ou, simplesmente quer ver de novo a banda no palco. Também chegando à cidade, a banda Projeto da Mata, de São Paulo, junto às bandas de BH Aldan e Milena Torres.

Os shows começam às 22:30h, para dar tempo da moçada pegar no pesado, no último dia útil da semana, pra quem trabalha cedo.

A promoção para o III BH Indie Music no Matriz é a seguinte:
os 20 primeiro que chegarem, não pagam entrada - válido até às 22H.
Depois de esgotadas as cortesias, ainda até às 22H, os ingressos custam apenas R$5,00.
Não tem desculpa para não conhecer a cena nacional de música independente, né?

As bandas desta noite, agradecem a grande platéia.

Além da já conhecida Blinders, vamos saber mais, sobre as outras bandas, desta quinta-feira...

Projeto da Mata - SP
MPB com influência de musica regional, afro e batucada


O Projeto da Mata é um grupo musical que teve início no começo do ano de 2005, no bairro de Paúba, Cidade de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, fundado por dois jovens oriundos de Guarulhos (SP), Michel Soares e Michel Machado. Acabou levando o nome de projeto por não possuir uma formação única e também porque a parceria gerou alguns trabalhos sociais: Aulas de iniciação musical para crianças da comunidade e realização de oficinas e workshops sobre danças brasileiras, como o jongo ciranda e bumba meu boi.
Michel Soares iniciou sua carreira musical durante a faculdade, participando de grupos de extensão que pesquisavam a música tradicional brasileira. Logo se destacou como cantor e começou a compor para participar de festivais de MPB, inclusive participou e liderou várias bandas de musica popular brasileira. Em São Sebastião, juntou-se a Michel Machado, estudante de percução e pesquisador de cultura popular brasileira.
Desde então o Projeto Da Mata realizou um trabalho voltado à pesquisa da música tradicional brasileira, entre eles, ciranda, samba, bumba meu boi. batucada, praticados nas mais diferentes regiões do país. Todo esse trabalho foi traduzido em uma produção musical própria e contemporãnea, resultando em uma série de composições, que são apresentadas em shows e espetaculos relizados.
Temendo a perda da identidade nacional o Projeto da Mata propoe a reflexão sobre a transformação e a continuidade das nossas tradições populares, através da realização de espetáculos musicais e oficinas de dança e percussão brasileiras.

Aldan - BH
Rock Alternativo


Em atividade desde 2005, a Aldan é uma banda de rock de Belo Horizonte que conta com Marcus Vinícius Evaristo (Guitarra, violão e voz), Davi Brêtas (Guitarra), Bruno Carlos (bateria e voz) e Carlos Pai (baixo). O quarteto apresenta um som pop, irônico e forte, que pode (ou não) lembrar Pato Fu, Hendrix,Nirvana, Mutantes, Tim Maia, Raul, entre outros. Sem arrogância, a banda apresenta a fórmula resumida do sucesso: letras tragicômicas, melodias divertidas e firmeza na pegada.
O grupo conquistou seu público tocando no circuito universitário e nas principais casas de rock da capital mineira. Tal público é identificável; nem sempre o destino de dezenas de pessoas vestindo camisetas verde limão seja um show de axé.
Vá a um show da Aldan e comprove a tese.
Com dois CDs demos lançados, "Pra se ter uma idéia" (2006) e "Lambe-lambe, a máquina de tirar retrato" (2007), a banda já conseguiu execuções em rádios, notas na imprensa, apresentações na TV e shows no interior de Minas Gerais.


Milena Torres - BH
MPB - música própria brasileira


Milena Torres compõe letra, música e poesia. Assume a definição de sua música como urbana e navega pelo seu mar imaginário com diferentes temas. Árvore Musical Macumba dá nome a um raro encontro musical, que traz o vigor do som do couro, os timbres e os ritmos, que absorvidos em composições próprias, recriam também a musicalidade dos terreiros, assumindo a riqueza da cultura afro-brasileira. A intenção e formação desse encontro que acontece desde 2003, nasceu instintivamente.
Milena compõe e compreende a sua forma de compor a partir de 1989, quando ainda vivia em Almenara – Vale do Jequitinhonha, divisa com a Bahia, detalhe que influencia e reforça a sua veia consciente do valor da cultura negra e seus descendentes.
O repertório é parte de uma safra especial do trabalho da compositora, que flui naturalmente, sem buscar pré-definição. As canções nascem e evoluem através de um sentimento leve e com força expressiva. Couro e Cordas: Couro que vale mais do que ouro, macumba de maracatu, abusando tu, do que tem nesse couro.

Milena não faz rock, mas tem peso e atitude. Não faz samba, mas sobra suingue. Não faz bossa, mas há acordes dissonantes. Não faz pop, mas tem universalidade. Não é regional, porque vive a nacionalidade.
"A verdade não é subjetiva, nem objetiva, mas o contorno final e acabado da vida de cada um; a resposta dada, com reta intenção, ao justo apelo. Perguntar quem sou é uma pergunta de escravos, perguntar quem me chama é uma pergunta de homem livre" Llansol.


17|09 - quinta-feira
Matriz - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Blinders That Came From Your Old Town (RN), Projeto da Mata (SP), Aldan e Milena Torres.
Rua Guajajaras, 1353 – Centro
Ingressos: R$8,00 Horário: 21H
Info: 31 3212.6122
Censura: 16 anos

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira, dois espaços abrem para a música independente e para o III BH Indie Music - segunda noite no Motorock e o lançamento do festival no Nafta Pub.
Ao todo, teremos 7 shows simultâneos na capital.

MOTOROCK

No Motorock, muito rock.

Chegando à cidade, as bandas Hidesoul, de Goiânia e Del Ares, de Divinópolis. Para recepção calorosa, Os Agulhas, de BH.

Os shows começam às 22:30h, para dar tempo da moçada pegar no pesado, no último dia útil da semana, pra quem trabalha cedo.

A promoção para o IIII BH Indie Music no Motorock, esta semana, é meia-entrada para todos - R$5,00.
Se tivermos lotação de mais de 50 pessoas, os ingressos voltam ao preço normal.
A salinha do Motorock vai ferver...

As bandas vão suar felizes.

Vamos saber mais, sobre as bandas, desta sexta-feira, no Motorock...

Hidesoul - GO
New Metal


A banda se formou em 2005, sendo sua formação marcada por inumeras adversidades.
Cinco mulekes que não sabiam tocar nenhum instrumento direito queriam montar uma banda para tirar cover de Slipknot e Mudvayne(muito sem noção).
No começo foi dificil mas com o tempo a banda melhorou muito e passou de uma brincadeira para uma coisa muito séria. Desenvolveram uma identidade própria bastante destinta, afinal de contas, o som não se encaixa bem em nenhum estilo (não que eles conheçam).
Alguns denominam de New Metal, outros Metal ou simplesmente, ROCK AND ROLL. A banda trabalha com musicas próprias.

Conheça HideSoul e tire suas próprias conclusões.!


Del Ares - Divinópolis/MG
Rock


O nome "DEL ARES " foi uma combinação da palavra originada da língua espanhola DEL que em português significa "DO" e ARES - originada da mitologia grega, onde ARES é o Deus da guerra. Simbolicamente poderia ser traduzido por "SOLDADOS DE ARES", ou "AQUELES PREPARADOS PARA A GUERRA", neste sentido. Se querem a paz, preparem-se para a guerra, não?
O som da Banda possui um vigor intenso e critativo, exploração contínua de harmonias, countour-lines e riffs fora do convencional, com traços de saudosismo da época áurea do Rock n..roll. Todos da banda são influenciados por grupos originados da década de 60 e 70, como BEATLES, ROLLING STONES, LED ZEPPELIN, DEEP PURPLE, JIMI HENDRIX, AC/DC, inclusive sons mais contemporâneos como GUNS N..ROSES, SOUNDGARDEN,VELVET REVOLVER, SLASH..S SNAKEPIT. Apesar disso, procuram não deixar-se inspirar demais nos heróis para evitar a descaracterização da personalidade própria da banda.
A música veio primeiro. Não são nem maiores nem melhores que ela. São seus instrumentos de propagação da sua mensagem musical...
Portanto, deixe tudo fluir, deixe que tudo seja... E, acima de tudo, DIVIRTA-SE!

Os Agulhas - BH
Pós Underground


Formada em 03/07/2007 na cidade de Belo Horizonte, por Jão Agulha (guitarra e voz), Filipe Agulha (baixo e back vocal) e Luis Agulha (bateria). Não se resumem em apenas uma guitarra distorcida e gritos ofegantes, mais sim, numa pegada marcada pela sinceridade de seus integrantes, que só querem apresentar um verdadeiro show de Rock n Roll.
Com letras explosivas e uma pegada contagiante, suas músicas abordam temas como o cotidiano, a loucura e o Rock n Roll!!!!!


18|09 - sexta-feira
Motorock - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Os Agulhas, Del Ares (Divinópolis) e Hidesoul (GO).
Ingressos: R$10,00 Horário: 21H
Rua São Paulo, 1480 – Lourdes
Censura: 18 anos

STUDIO NAFTA PUB

Para o Studio Nafta, ecletismo de 4 bandas.
Voltam ao palco, no último show em BH, Blinders That Came From Your Old Town (RN). No segundo show na cidade da música independente, Projeto da Mata (SP) e, chegando à BH, Drama Beat, direto de São Paulo. De BH, a banda Fábrica de Boatos, abre a noite e recebe a cena nacional, no Nafta.

Os ingressos custam R$10,00, mas as 30 primeiras pessoas, pagam meia-entrada, até às 22:30H.

Sobre as bandas que estreiam na cidade este dia, no Studio Nafta...

Drama Beat - SP
Rock


Em seu primeiro EP, Lady Boy you look like a glam queen, batidas instigantes já traziam sinais do que a banda viria a se tornar.
Eis que tempo passa e traz com ele a feliz surpresa intitulada Heart Disease Sessions. Logo na capa, o raio-X de um corpo abatido pela angina pectoris, doença cardíaca tão citada por Hunter Thompsom em seu Medo e Delírio, possui uma plasticidade assustadoramente real e começa a revelar o aspecto psicológico do EP.
A longa estrada para o México, (The long road to Mexico) abre o EP como um carro em alta velocidade batendo contra o muro. Ginger inicia sua jornada em busca do auto-conhecimento.
Na sequência, Black Horses traz a nostalgia de uma morte antecipada pela falta de futuro. A balada beatnik feita de poeira e estrada remete ao intempestivo caminho de Dean Moriaty entre Denver e México.
Drunk on the corner, com uma parceria baixo/guitarra que pode fazer você querer quebrar garrafas no meio da rua, revela a solidão agonizante de Ginger, dissipada apenas pela singela presença de um gato o observando beber na calçada.
In a million pines mostra a influência descarada de Cream que a banda não faz questão de negar. Na última música do disco, o narrador se encontra com seu personagem tão místico e real. Old Ginger traz a letra mais elaborada do EP, em versos diretos e cortantes sobre a existência de mais uma pessoa que não obteve seu espaço no mundo, ao mesmo tempo em que o possuía como seu próprio lar.
É impossível resumir a vida de um homem em poucas palavras, por isso também não me ative a resumir Heart Disease Sessions. Quem quiser entendê-lo que ouça, leia e pulse junto à sua batida.

Fábrica de Boatos - BH
Rock


Em todos os locais nos quais já se apresentou a Fábrica de Boatos sempre fez jus ao lema "Toda a energia que temos deixamos no palco."
Assistir essa banda em ação, é presenciar uma celebração do que há de melhor no rock.
Formada por quatro experientes músicos e, radicada em Belo Horizonte, a banda terminou a gravação do primeiro CD agora em 2009 pela gravadora Shamam Music.
Nenhum espaço é muito pequeno e nenhum lugar é longe demais para levar o puro rock and roll.
A Fabrica de Boatos chegou e sua música promete deixar marcas profundas, pois existem aquelas bandas que você gosta e existem aquelas bandas que você ama, mas inevitavelmente, existem aquelas bandas que se tornam parte de você .....a Fabrica de Boatos é uma delas .....pelo menos foi o boato que ouvimos.

18|09 - sexta-feira
Studio Nafta Pub - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Drama Beat (SP), Blinders That Came From Your Old Town (RN), Projeto Da Mata (SP) e Fábrica de Boatos.
Ingressos: R$10,00 Horário: 21H
Rua Catete, 603 - Alto Barroca
Info: 31 3332.1633
Censura: 18 anos

SABÁDO

Dobradinha de espaços em BH, neste sábado. De um lado da cidade, no Barro Preto, o Stonehenge, esperando lotação geral da cena rocker de BH. Do outro lado, no Ipiranga, o Hollywood Music Bar recebe a cena independente em mais uma semana de multiplicidade sonora.

Vamos ao Stone...

STONEHENGE

A banda de BH As Horas, abre a noite para as bandas recém-chegadas Red Run do Ceará e Espasmos do Braço Mecânico, novo projeto da antiga Ventana, de São Bernardo do Campo (SP) que esteve em 2008 no festival.
Repete a apresentação da banda HideSoul no Stone, em sua última noite em BH.
Serão 4 bandas no Stonehenge. Fique ligado na comunidade do BH Indie Music no orkut para participar das promoções, desta noite.

Sobre as bandas recém-chegadas...

Red Run - CE
Alternativo


O começo de tudo foi no ano de 2005, quando Thiago Montana e Andersson Bandini decidem formar uma banda de rock alternativo chamada inicialmente "Redrum" posteriormente "Red Run".
Na mente para compor essa gangue, Davy Rider, ex-baterista de uma banda de punk rock no final da década de 90 chamada Havana, entra nesse time. Inicialmente passaram-se vários baixista na formação até que meses depois entra pra fechar esse bando, Tony Vegas, amigo próximo de todos, já tinha tocado com Andersson Bandini em outra banda.
A banda começa a fazer pequenos shows em lugares undergrounds de Fortaleza e até em Teatros. Final de ano gravam em apenas 2 meses, com uma produção totalmente independente o Ep "Red Book Magazine" com 7 faixas, incluindo músicas como "Hard Shine" e "Dead Sound" já hits de uma geração ofuscada pelo caos, pela apatia gerado pelo cotidiano e por uma hipocrisia que mata mais que uma guerra. Nesse meio tempo a banda lança o clip da música "Hard Shine" sendo um delírio visual com referências a filmes como Nosferatu, pinturas de David Lynch e filmes "b" produzidos pelo diretor do clip.
A banda entra em 2006 já tendo uma base forte de músicas e o público vai começando a conhecer melhor essa gangue que vai detonando com músicas que vão do stoner rock ao punk rock, nunca fugindo da essência de fazer o bom e velho Rock'n Roll, sujo e pervertido. Essa corrida vermelha brutal e devastadora leva na música uma bela e doentia melodia que a banda tenta passar em suas canções.
Red Run mescla influências do punk-rock, alternative rock, new wave, mas sempre tentando concretizar um som próprio com uma pitada de tudo que há no cenário musical. A busca feita pela banda não se refere exclusivamente à questão musical, mas sim há todo um contexto de vida, filmes undergrounds, o submundo sujo e decadente que a mente pode absolver em relação ao mundo.
Red Run pega o espírito e a essência da alma dos que nos ensinaram que a arte deve ser feita com fúria e paixão.

Espasmos do Braço Mecânico - São Bernardo do Campo/SP
Alternativo


O Espasmos do Braço Mecânico surgiu do estrago feito pela sociedade em 3 indivíduos da região do ABC paulista.
A proposta é ser simples, sujo e agressivo. As influências vão do Rock n' Roll ao Metal, passando pelo Grunge e dando uma encarada na sujeira do Punk Rock que nos fazia acreditar que tocar um instrumento e fazer o seu próprio som, valia alguma coisa.

O EP "Uma análise crítica da sociedade contemporânea" que possui 7 faixas, foi gravado em Maio de 2009. Semi-ao-vivo, com baixo orçamento e tenta lembrar que o rock já foi mais que franjas, tatuagens e roupas descoladas.


19|09 - sábado
Stonehenge Rock Bar - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Red Run (CE), Hidesoul (GO), Espasmos do Braço Mecânico (SP) e As Horas.
Ingressos: R$10,00 Horário: 21H
Rua Tupis, 1448 - Barro Preto
Info: 31 3271-3476
Censura: 18 anos

HOLLYWOOD

No Hollywood vamos ter em ambiente confortavelmente repleto de pufs, o som das bandas Drama Beat e Projeto da Mata, as bandas paulistas em segunda noite de shows na capital.
Chegando da estrada, Velásquez, de Brasília e Contra-Capa, do Rio.

Uma noite que promete muitas mulheres talentosa no palco da casa.

A promoção de ingressos para o Hollywood é a de meia-entrada até às 23H. Corra pra lá e reserve sua almofada no gargarejo.

Sobre as bandas que chegam...

Velásquez - DF
Rock Alternativo


VELÁSQUEZ é uma banda brasiliense com uma proposta simples e direta: fazer música pelo puro prazer de fazer música. Assim como a escolha do próprio nome que é baseada apenas na sonoridade da palavra. Talvez isso se deva ao fato da banda ter dado seus primeiros passos no momento em que amigos, que se reuniam para tocar e escrever algumas músicas, resolveram levar suas composições para o conhecimento de colegas e familiares.
Sem ser direita ou esquerda, de cima ou de baixo, preta ou branca, a banda VELÁSQUEZ anda sempre pelo caminho do meio e não tenta se encaixar em moldes ou estampar qualquer rótulo, mas também não se esforça para evitar isso; apenas fazem o som que lhes é agradável.

A formação com três guitarras, sem ser necessariamente pesado, e a ausência de um vocalista principal já torna a banda peculiar em seu melhor estilo. As diferenças entre os integrantes no que diz respeito à formação musical e à opinião sobre assuntos diversos têm função vital na formação das idéias e da sonoridade tão característica.
O som simples e direto torna difícil a resposta de perguntas como: "Vocês tocam o quê?" ou "Vocês se parecem com quem?". Entretanto, a melhor resposta para essas perguntas, aos olhos da própria banda, foi dada pelo público, quando após um show na cidade de Belo Horizonte o som da banda foi caracterizado como um "rock simpático e tropical". Há quem diga que essa veia tropical vem para resgatar as origens do rock nacional. De fato! A banda possui suas origens musicais fincadas no rock e na música popular brasileira: de Mutantes a Fagner; de Tim Maia a Paralamas do Sucesso.
A VELÁSQUEZ preza por boa música, independente de credo e acima de tudo autêntica. As influências são muito diversas, mas a banda tem uma identidade que deve ser conferida nas músicas e nos shows. Os integrantes são Hugo Mesquita, Latif Chater, Leonardo Parágua, Isac Moraes e Luiza Dusi no charme e elegância.

Contra-Capa - RJ
Rock alternativo


Contra-capa é uma jovem banda de rock alternativo, que soma a flauta à clássica formação de guitarra, baixo e bateria, criando uma sonoridade singular dentro do cenário musical contemporâneo, e abrindo caminho para novas experiências dentro do universo do rock.
Formado em 2004, o grupo é movido por uma necessidade irremediável de contar e cantar histórias, lançando sobre o cotidiano um olhar autêntico e poético. O nome que adotaram reflete o tratamento elaborado das letras, que flertam com a literatura.
Extrapolando o campo da música, se dizem influenciados por Jorge Luis Borges, Chico Buarque, Tim Burton, Los Hermanos, Antoine de Saint-Exupéry, Mutantes, Luis Fernando Carvalho, Radiohead, Paulinho Moska, Michel Gondry, entre outros.
Suas músicas se equilibram na fronteira entre peso e suavidade, realidade e fantasia, riso e pranto. Os arranjos são flexíveis, submetendo-se às atmosferas particulares do universo narrativo de cada canção.
As composições têm sua temática freqüentemente voltada para o fantástico, numa espécie de reinvenção do mundo palpável. Repletas de metáforas, elas contam histórias como a de "Casa de bonecas" em que brinquedos ganham vida e fogem silenciosamente no meio da noite, deixando para trás o antigo dono – numa alusão ao tênue rompimento com a infância.
Percorrendo o circuito independente carioca, passaram por palcos como Teatro Odisséia, SESC's, Lonas Culturais, entre outros, participando de eventos como Mercado Mistureba, Projeto Geringonça, CEP 20.000, além de programas como o Atitude.com, da TV Brasil. Já se apresentaram em festivais como Laboratório Pop - O novo rock do Brasil, BdeBanda (promovido pelo JB), Seletivas MADA 2007 e 2008, além do catarinense Psicodália. Essa trajetória rendeu matérias e destaque na imprensa especializada:

A banda Contra-capa conseguiu misturar a doçura e sujeira com tanta facilidade em seu som viajante, ora cheio de climas, ora cheio de explosões sonoras, que fica a lembrança do The Cure, ou dos Los Hermanos, ou dos dois misturados. Foram muito aplaudidos!' – por Edu Colombi, em fevereiro de 2007.

Apesar de ter maior parte de seu repertório formado por canções de autoria própria, a banda também faz releituras de músicas como "Virgínia", "João e Maria" e "Se essa rua fosse minha", que conquistaram mais elogios por parte da imprensa:
Quando a banda Contra-capa subiu ao palco, deparou-se com um público interessado (pra não dizer hipnotizado) pela elaboração de suas músicas. A versão de "Geni e o Zepelin", fez o público aplaudir surpreendido pela ousadia. Fomos literalmente fisgados pela música "Casa de Bonecas", repleta de detalhes e inclusive alguns brinquedos como instrumentos de percussão, mostrando não só criatividade, mas personalidade e talento' – por Pacha Urbano, em setembro de 2006

A única demo lançada pela Contra-capa, "Música de Café da Manhã", em 2005, foi mencionada em matéria publicada na revista Outracoisa, criada pelo cantor Lobão, na qual o jornalista Tiago Velasco destacou a pouca idade dos integrantes e o seu entusiasmo com a promessa de um trabalho de qualidade, que a banda já demonstrava:"o mais animador é que os garotos estão na casa dos 18 anos, ou seja, podemos esperar mais coisas boas".
No segundo semestre de 2009, após coroar os 5 anos de banda com uma memorável apresentação no palco do Circo Voador, o grupo entra em estúdio para gravar seu primeiro disco, intitulado "Fábulas do Fabuloso Mundo". É o começo de uma grande história a ser contada.


19|09 - sábado
Hollywood Music Bar - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Velásquez (DF), Projeto da Mata (SP), Contra-Capa (RJ) e Drama Beat (SP).
Ingressos: R$10,00 Horário: 21H
Rua Jacuí, 3862 – Ipiranga
Info: 31 3267-1777
Censura: 18 anos

DOMINGO

No domingo, mais um encontro nacional no palco do Conservatório, à partir das 5 da tarde.
A cena independente de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Ceará, mapeia a diversidade da música independente do país.

As bandas de BH não ficam de fora. Ingressos por R$5,00 para as bandas da cidade que estão participando do III BH Indie Music.

A platéia atenta, viaja pelo Brasil, sem sair da frente do palco, com o último show pelo III BH Indie Music das bandas Drama Beat, Velásquez, Contra-Capa, Espasmos Do Braço Mecânico e Red Run.

20|09 - domingo
Conservatório Music Bar - III BH Indie Music
Shows das bandas independentes Drama Beat (SP), Velásquez (DF), Contra-Capa (RJ), Espasmos Do Braço Mecânico (SP) e Red Run (CE).
Ingressos: R$10,00 Horário: 17H
Rua Timbiras, 2041 – Lourdes
Info: 31 3213-8375
Censura: 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More