quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lançamento do Selo Membrana - promessa de vida inteligênte no cenário fonográfico mineiro



O selo lança a Coletânea Membrana Música volume 1 e 2 com bandas independentes de MG

Num cenário de incertezas na indústria musical, há hoje um paradoxo enfrentado pelos músicos: de um lado existe a grande facilidade de publicação proporcionada pela consolidação da internet como a mais poderosa ferramenta de comunicação. De outro a dificuldade de se destacar em meio a uma infinidade de bandas e artistas que a cada dia inunda os sites de música com produções de qualidade muitas vezes questionável. Surgem então iniciativas coletivas que pretendem, por meio da união de artistas afins, ganhar força e visibilidade além de movimentar a cena e estabelecer conjuntamente um ambiente favorável a produções mais duradouras. É a velha fórmula do "a união faz a força" aplicada ao mercado musical.
É nesse contexto que surge o selo cooperativo Membrana, que tem como principal motivador a necessidade de artistas independentes distribuírem e divulgarem sua produção. A idéia, que não pretende ser nova ou original, mas sim eficaz, é criar um núcleo de produção, distribuição e divulgação, que propicie ao artista lançar seu trabalho com um suporte profissional a um custo muito mais baixo do que se fosse fazê-lo isoladamente. A troca de experiências, a multiplicação de contatos, e o esforço coletivo são as fundações do Membrana.
Tendo como localização física a sede do estúdio Pato Multimídia, que fica no centro da capital mineira, o Membrana é aberto a artistas de qualquer região do país. Idealizado pelo guitarrista e produtor musical Leo Moraes (Valsa Binária), o selo cooperativo será lançado juntamente com uma coletânea em dois volumes que apresenta nove artistas. O panorama retratado pela coletânea mostra uma cena tão diversa quanto qualificada. Da sofisticação cool do compositor Sérgio Manto à crueza visceral de Bertola e os Noctívagos, o repertório passa pelo pop inteligente e jovial de VelásquezDom Az-Mute e SkivaZae, pela melancolia introspectiva de Sinnatras e Antenafobia, pelo regionalismo moderno de [Paz-Me] e pelo ecletismo bem humorado do Valsa Binária.
Capa Membrana Vol1A ordem das músicas nos dois volumes em formato SMD foi definida pela radialista e grande incentivadora Rejane Ayres (Oi FM). A coletânea pretende ser o pontapé inicial em um processo de cooperação musical e operacional. O primeiro passo de uma série de ações coordenadas entre o selo e seus parceiros para promover o produto musical e valorizar o artista extendendo seu alcance para formação de público. A conexão com outras iniciativas agregadoras, como o BH Indie Music, e o Circuito Fora do Eixo, representado em Minas pelo Coletivo Pegada, é também uma prioridade para o selo e seus afiliados, pela característica aberta dessas organizações e pela sua natureza horizontal.


CONHEÇA O SELO


O LANÇAMENTO ACONTECE NA UTÓPICA

O lançamento da coletânea Membrana Música acontecerá em Belo Horizonte a partir das 19:00 do dia 28 de abril de 2010 na Utópica Marcenaria, localizada na Av. Raja Gabáglia, 4700, no bairro Sta. Lúcia, na capital mineira. No coquetel haverá pocket shows de artistas participantes da coletânea e também uma apresentação do "Vamos Estar Fazendo", novo projeto do guitarrista Pedro Sá (Caetano Veloso, Orquestra Imperial) e do baterista e compositor Domênico Lancelotti (+2, Orquestra Imperial).


conheça os artistas em destaque do selo membrana



Sinnatras

Sinnatras

A banda, em sua formação inicial, no ano de 2008, contava com Adriano B. (composições, voz, guitarra e violão), Leonardo Ramos (teclado) e Rodrigo Valente (bateria), todos remanescentes da banda “Caro…



























Um comentário:

  1. Sucesso para todos nós e parabéns para o Leo Moraes pela iniciativa do projeto!!
    Abraços,
    Charles Galvani
    [Paz-me]

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More