terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atrações confirmadas no V BH Indie Music

Foram apenas 20 dias de prazo para o recebimento das inscrições dos artistas e bandas participantes do V BH Indie Music. Mesmo neste curto tempo, recebemos 67 inscrições de bandas independentes de BH, interior de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A lista no blog do festival já conta com 22 bandas/artistas, mas a organização ainda espera outras confirmações nos próximos dias e publicará nova listagem após a avaliação de todo o material recebido neste blog criado exclusivamente para o festival.

Confira agora, quem são as primeiras atrações já confirmadas para o V BH Indie Music:

BANDAS JÁ CONFIRMADAS PARA O V BH INDIE MUSIC
foto Zé Ronconi
EK-VERTEP Suzano SP
O Ek-Vertep não é apenas uma banda de rock. Criada no final de junho de 2011, seu foco não é apenas a música, mas também outros tipos de expressões artísticas, como pintura e video art. As performances do Ek-Vertep não são shows, mas exposições de arte, cujo clímax é o momento em que Jonathan Medina, o baixista da banda, pinta ao som de uma das músicas executadas por Deia Carvalho (vocalista e violonista) e Zé Ronconi (baterista, percussionista e vocalista). O primeiro EP da banda, intitulado Escape #1, ainda está em fase de gravação, mas duas de suas músicas já estão disponíveis na Internet.

foto Márcio Novais
ROCK D'LA RUA Belo Horizonte
O Power Trio Rock D'La Rua partiu de uma idéia dos irmãos músicos Polaco e Giresse em compor músicas com poucos acordes e letras expressivas, desde de assuntos sociais aos comportamentos e sentimentos humanos. A banda surgiu em 2001 e tem um estilo Metal Rock Punk mas sem deixar o jeitinho mineiro de fazer música. As principais influências são Ramones, Raimundos, Mamonas, Titãs e Tianastácia. A banda Rock D'La Rua tem se apresentado em casas de shows que abrem oportunidades ao Rock Independente em Belo Horizonte.
foto Luís Felipe Hussin
BOB CUNHA Belo Horizonte
É isso... PowerPop!
Formada no final de 2001. Beatles, Herman Hermits, Beatles, The Hollies, Beatles, The Birds, Beatles, Jovem Guarda, Beatles… são as influências – declaradas, sem rodeios, diretas !!! Canções curtas, boas letras, melodias grudentas... PowerPop! As músicas postadas no Myspace são o resultado do trabalho realizado com a parceira de Marcelo Mercedo (Ímpar) – Videotape.
foto Rodrigo Valente
BERTOLA E OS NOCTÍVAGOS Belo Horizonte
Bertola é o sobrenome do vocalista Flávio, e Noctívagos é uma referência à boemia daqueles que curtem inveteradamente a vida noturna. Os Noctívagos são: Lucas Nascimento (guitarra), Sérgio Ribeiro (baixo) e Del Cabral (bateria).
Todas as músicas da banda são permeadas pela energia primal do Rock’n Roll. O que faz com que os shows sejam sempre intensos e cativantes.
Em dezembro de 2009, Bertola & Os Noctívagos lançaram o seu primeiro CD "O Lodo da Mente" no auditório do Museu Inimá de Paula.
foto Juninho Studio 4
[PAZ-ME] Belo Horizonte
O trabalho foi criado em 2000 e, em 2008, após um hiato de 3 anos, a banda ressurge pra conquistar de vez seu espaço no cenário.

No início de 2010 a banda começa a divulgar de forma mais abrangente seu trabalho. Logo no início do ano ganha destaque no Site Oi Novo Som e lança pelo Selo Membrana dois volumes da Coletânea Membrana com duas canções da banda, "Aqui Não Cai Não" e "Hoje Você Vai Comigo". No mesmo ano, a banda grava seu 1º videoclipe com produção da 3Macacos Filmes nas cidades mineiras de Belo Vale e Moeda. O video recebeu o prêmio de melhor clipe e melhor roteiro no 1º Fest Clip realizado na cidade paulista de Santa Gertrudes.
foto André de Araújo
IRÔNIKA Belo Horizonte
Banda mineira, safra 2000. Rock n roll simples, direto e sing alongs (vocais em coro). Punk rock explosivo diretamente influenciado por bandas punks antigas, The Specials e bandas californianas. Embora tenha germinado suas raízes na musicalidade terceiro mundista do ragga, reggae e ska, o Irônika viu no punk rock a válvula de escape certa para desabafar suas músicas sobre delinquência juvenil, festas e criminalidade. A banda já pegou a estrada percorrendo o interior de Minas, São Paulo e até nordeste do Brasil. O Irônika é formado pelo quarteto Bruno Luiz, Jr. Skiter, Pedro Vasseur & Mauro Novaes - rock' n roll e niilismo de Belo Horizonte.
foto Marcos Ganndu
JUNKBOX Belo Horizonte
Junkbox é formada e liderada por Malu Aires, compositora e intérprete paulistana, radicada em BH.
A banda apresenta as canções do trabalho do álbum “Florais” (Independente, 2004). Malu Aires, Rafael Dinamarque e Daniel Pertence formam a tríade guitarra-baixo-bateria. Malu assina as composições do trabalho, a interpretação vocal e a direção artística na Junkbox, acentuando a sonoridade da banda para o art rock.
Malu também é a organizadora e idealizadora do BH Indie Music.
foto Rafael Serra
HIMALAIA ROCK Rio de Janeiro
O HIMALAIA é uma banda de rock formada em 2003, no Rio de Janeiro. A banda possui duas demos esgotadas (2005 e 2008), foi eleita banda revelação em votação popular, pelo site Bandas de Garagem, em 2008, possui uma música escolhida por uma operadora de telefonia celular para virar ringtone, possui uma música (Luz) selecionada através do MySpace para fazer parte da coletânea internacional Rock4Life, em que parte da renda é revertida para a pesquisa da cura para a colangite esclerosante primária, doença rara e fatal do fígado, vendida também através do iTunes.
Atualmente, a banda está focada em divulgar seu recém-lançado CD, que conta com as participações especiais de Flávio Guimarães, gaitista do Blues Etílicos, e de Misael da Hora. 
foto Marcos Ganndu
CONSCIÊNCIA SUBURBANA Belo Horizonte
A banda Consciência Suburbana surgiu dia 18 de junho na até então pacata zona leste de Belo Horizonte. Punk Rock, a banda aborda temas do cotidiano, cantados em português.
Em sua discografia traz cd's próprios e participações em coletâneas como Rotten Zine (SP, 2003), Eu tentei - Volume 2 (RJ, 2001), Compilado Punk - Volume 4 (Argentina, 2010), Split El touche 77 e Consciência Suburbana em 2010, Gritos de Revolta (Paraná, 2004) ,Hey Punk (Goiânia), Território Underground (Goiânia), Sem Fronteiras (Brasil/Colômbia), Underground Resist (Goiânia), Coletâneas Virtual PunkHardcorecrust Attack (Sergipe), Punk All Punk (Goiânia), Principio y Fin, Acracia Zine(Argentina).
foto Malu Aires
LUIS CURINGA Belo Horizonte
Luis Curinga é um guitarrista/compositor de notável talento, criatividade e personalidade. Com cinco álbuns lançados, apresenta composições que chamam a atenção pelo desprendimento com os padrões apresentados pelo mercado musical. Suas músicas transmitem vários sentimentos: euforia, reflexão e outras sensações dificilmente compreendidas e vivenciadas pelo homem convencional. Luís Curinga acredita na globalização musical e isso vem aproximando o artista de um público cada vez mais distante de Minas.
Além da banda Pau com Arame, Luis Curinga desenvolve trabalho solo autoral - uma soma significativa para o nosso cenário independente e traz pro palco grandes músicos.
foto Luis Borges
CUATRO Belo Horizonte
Fazendo um som com influências dos anos 80 e 90, o rock’n’ roll é a mola criativa da banda. Formada em 2006, em pouco tempo ganhou espaço nos principais palcos e Festivais de BH com seu trabalho autoral e dançante.
Em 2009, lançaram seu primeiro EP “Cuatro” com tiragem limitadíssima, atendendo a demanda dos pedidos do seu público.
Hoje, se preparam para o álbum de carreira com produção prevista para o primeiro semestre de 2012.
foto Barbara Oliveira Fernandes
PROSAICO Rio de Janeiro
Tendo sua primeira formação entre os anos de 1998 e 1999, a banda Prosaico passou por oito longos anos de hibernação, sendo reativada em 2007 no Rio de Janeiro pelo seu fundador, Thiago Coimbra. Desde então a banda vem, incessantemente, buscando mais espaço no cenário do Rock independente através de parcerias com outras bandas independentes e o velho porta-a-porta com release, CD e lábia.
O primeiro álbum, intitulado “Pra Quem Não Sabe”, foi lançado em 2009 no formato SMD, contendo nove músicas autorais e uma releitura da clássica “Get up, Stand up”, de Bob Marley.
foto Carolina Vidal
LOS CIEGOS Ribeirão Preto SP
O Los Ciegos nasceu em 2008 da amizade entre quatro amigos com afinidades sonoras parecidas e muito respeito pelo rock criativo. Afinal de contas, a melhor fonte de inspiração é a realidade massacrante do cotidiano.


foto Robert Frank
SPARTAKUS Belo Horizonte
Spartakus foi formada em 1999. Gravou um Demo no final de 2000 com 4 faixas de composições próprias. Em 2001 se classificou no festival Divino Rock com a música “Navegar é preciso” e se apresentou na Festa Nacional da Cerveja em Divinópolis/MG. A banda apresenta um repertório que mostra músicas do àlbum “O Bem e o Mal” (2008), e canções do próximo álbum que estão produzindo.
foto Leandro Plame
PLAME São Paulo
Bom, tudo começou quando duas bandas de Hardcore chegaram ao fim. Os integrantes Michel, Allan e Leandro (Ex-Positive Hi-Fi) se reuniram com Junão e Bonão (Ex-The Voice) para montar o Plame. Esse encontro aconteceu em um show das bandas Garage Fuzz e Dead Fish, em São Caetano do Sul. Hoje a banda escreve letras de acordo com os momentos, verdades e retratos de um cotidiano vivido por cada integrante.
foto Diego Castro
OPTIC YELLOW FELT São Paulo
Optic Yellow Felt é uma banda paulistana cuja sonoridade é uma experiência única. Conseguiram fundir com sucesso ritmos tão distintos quanto jazz, folk e rock alternativo – britânico. A sonoridade conseguida em Optic Yellow Felt, álbum auto-intitulado lançado em maio de 2011, muito se credita também ao produtor e engenheiro musical Roy Cicala, que produziu, entre tantos outros grandes nomes, Elvis Presley, Aerosmith, John Lennon e The Who. No disco estão gravadas 12 faixas, escolhidas a dedo entre mais de 400 composições.
No palco a banda se mantem fiel ao material gravado, mas, como não poderia deixar de ser em uma banda que tem como influência o jazz, abre espaços para solos, duetos, etc. Os instrumentos utilizados também são, no mínimo, incomuns em uma banda de rock. Saxofone, bandolim, piano, flauta transversal, pífano e clarinete, são alguns dos instrumentos ouvidos e executados por seus membros, muitos deles multi-instrumentistas, mas, guitarra, baixo e bateria continuam lá, como importantes peças do quebra-cabeças musical desenvolvido pelo grupo.
foto Alessandro Almeida
EL SON DA TERRA Sete Lagoas MG
Cantor e compositor da mística, da política e da ciência. Artísta setelagoano, lançou seu primeiro CD "Sete" em 2007.
Agora em estudio se prepara para lançar o seu próximo CD previsto para outubr deste ano.



foto Raissa Medeiros
MILHOUSE Rio de Janeiro
Banda de Rock Alternativo do Rio de Janeiro. Formada em 2006, segue a linha do som pesado e espontâneo vem se destacando no cenário carioca com características muito próprias e honestas. Flerta com o Rock Progressivo e absorve muitas influências. Lançou em 2009 a "Demo" "Analisando Milhouse", que é uma síntese de todo o trabalho resumida em 5 músicas, com um intuito analítico. Tendo os "Melvins" como uma de suas principais referências, segue também sendo influenciada em grande parte por alguns ícones do movimento Grunge como: "Nirvana" e "Alice in Chains"; Influenciada também pelos Ruídos e Experimentalismos do "Sonic Youth" e ao mesmo tempo com uma pitada de Psicodelia setentista.


foto Renato Cobucci
FAVELA GROOVE Belo Horizonte
A banda Favela Groove foi criado em 2007 por dois músicos e compositores, Léo Inseto e D.B. Os dois resolveram unir idéias e talentos e criar a Banda Favela Groove visando buscar novos objetivos e inserindo dentro da música o conceito de que não é necessário usar de uma linguagem estritamente voltada para a violência gratuita para se ter uma pregação política e social ou a banalização das “bundas” para conquistar o público, além de trazer uma linha de composições que traduzem auto-estima, esperança e entretenimento, com uma mistura sonora que vai desde os ritmos regionais como Batida de coco, Baião, Maracatu, entre outros, até os ritmos modernos e tradicionais da música como Reggae, Rap, Rock e Samba, com letras inteligentes e um discurso leve e de fácil entendimento. A partir desse conceito a banda Favela Groove busca qualidade musical e poética no cenário musical, qualidade essa que levou a banda a ser uma das vencedoras do Programa Vozes do morro 2009 e assim, vem participando de vários festivais e fazendo shows em Belo Horizonte, região metropolitana e interior do estado.
My Photos por foto Luis Curinga
SIMPLES Belo Horizonte
A palavra talvez não se refira ao som, ou a atitude, ou a vontade de rotular-se algo onde não se há domínio, ou seja, seja simplesmente música, e cada um escute da forma que lhe couber em seu entendimento.
São 3, os que fazem a sintonia e a combinação de notas que tornam-se integrantes de um só.
Dos freqüentadores assíduos de platéias, dos que buscam ouvir, dos que admiram pessoas que batalham e entendem música como simplesmente...
foto Daniel Mello
MARAFOS São Gonçalo RJ
Para se fazer um rock'n'roll de verdade e com qualidade, a fórmula é bem simples: basta juntar uma cozinha pesada, com uma bateria marcante e um baixo potente, duas guitarras distorcidas que se completam e uma voz inevitavelmente rasgada. E assim é a Marafos, uma banda de rock'n'roll.
Formada em 2006, nos arredores de Cascadura, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, em 2011, a Marafos passou por uma mudança. Com a saída do vocalista, a banda virou um quarteto. As composições passaram a ganhar maturidade e a sonoridade da banda passou a ser única. Em Janeiro de 2011 a Marafos seu novo EP com 1 música antiga e 4 inéditas. Ainda apostando em letras simples e diretas, que relatam desde o cotidiano monótono até o extremo liberalismo, a banda acredita que a realidade do dia-a-dia pode ser um pouco diferente.
Nesses tempos que o modismo vem pra dizer o que se deve ouvir ou não, a Marafos vem correndo na direção contrária, sempre se preocupando em fazer um rock verdadeiro. 
foto Renato Tavares
DEVISE São João del Rei MG
Devise é o produto da reunião entre os amigos Luís Couto, Bruno Vieira, Rafael Carvalho e Daniel Mascarenhas. Formada em 2010 a banda de Rock Alternativo recentemente lançou seu EP de estreia intitulado "desvie". Em agosto do mesmo ano, os amigos começaram a produção das músicas compostas por Luís e, durante um ano, os ensaios foram realizados em estúdios e na fazenda do Rafa, com muito pão de queijo, café e cerveja. Com a opção de focar apenas na gravação do primeiro EP a banda optou por abrir mão de eventuais shows. Toda produção desses ensaios foi sintetizada pelas cinco músicas escolhidas para gravação do EP nesse ano de 2011. "Desvie" é um EP que carrega elementos do rock, interage com influências pessoais e transmite naturalidade através das composições que expressam ideias, visões e a musicalidade de cada integrante da banda. Prevalece a fidelidade nos takes, traduzindo as melhores referências do Rock clássico e contemporâneo em uma sonoridade simples e concisa.
foto Cléo Mota
REACT São Paulo
A banda começou suas atividades no início de 2009 contando com Renato Sanchez (guitarra), Lucas Paiva (guitarra), JP Salgado (baixo) e Renan Gianullo (bateria). Com a ausência de um vocalista, os guitarristas assumiram também os vocais para os primeiros shows. Depois de vários testes, a banda incluiu dois candidatos ao posto: Mischa Marmade, perfeita para canções a la Megadeth; e Rodrigo Bruno, ideal para músicas como as do Iron Maiden. Ambos os vocalistas foram incorporados à banda com a idéia de que essa diversidade de timbres proporcionasse à React a versatilidade necessária para construir composições fortes, pesadas e originais, com personalidade própria. Com essa mentalidade, a banda já gravou versões demo de três canções: Lie, My Revenge e Cursed Blood, que estão disponíveis no MySpace. Agora a banda trabalha em novas canções para seu álbum de estréia, com gravação prevista para novembro desse ano.
  


Continue ligado nos nossos informativos. Atrações e programações inéditas serão reservadas para a quinta edição do maior festival de bandas independentes do país. Prepare sua agenda porque serão 6 semanas consecutivas de música, arte e entretenimento independente em Belo Horizonte.
Você não vai perder o V BH Indie Music.

Um comentário:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More