segunda-feira, 8 de agosto de 2011

V BH INDIE MUSIC - de 7 de setembro a 18 de outubro de 2011

CARTA DA ORGANIZAÇÃO*

No último ano, poucos dias depois do término da quarta edição do BH Indie Music, corria eu com planilhas, documentos, xérox de reportagens, tudo devidamente assinado, encadernado em ordem e revisado três vezes, até o correio que fechasse depois das sete da noite. A intensão era a de conseguir a autorização do Estado para que pudéssemos captar recursos para o V BH Indie Music através do mecanismo da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Ainda em 2010, os editais para o ano seguinte começavam a surgir entre as principais empresas patrocinadoras. Esperamos pela aprovação do projeto em fevereiro deste ano, já que em outros anos o mesmo não havia sido aprovado por 2 vezes.
Em fevereiro saiu o resultado e o V BH indie Music estava na lista de aprovados. Fase dois: correr atrás de patrocínio. Bom, nenhuma novidade dizer que 80% das empresas patrocinadoras não tinham mais verba para patrocínios já em fevereiro e março deste ano, ou já haviam escolhido os projetos que seriam por elas patrocinados em 2011. 
Mas e outras empresas? Bom, a grande maioria, ou não compreendia o mecanismo da isenção fiscal e marketing cultural, ou só poderia responder à solicitação de patrocínio após o prazo do cronograma deste festival. Ainda que esperássemos, poderíamos receber a mais corriqueira das respostas: não temos verba para este ano.
Há a máxima utilizada no mercado cultural de que a espera deve se encerrar no último dia do prazo de captação, ou seja, no último dia do ano de 2011 em 31 de dezembro. Mas o cronograma do festival não espera. Mais do que isso, não podemos aceitar que o calendário cultural de uma cidade como Belo Horizonte deva ser ditado pelo marketing privado das empresas locais - um descaso desastroso para a cultura deste estado e que vem se repetindo ano a ano.

Um projeto que deva iniciar sua pré-produção em 60 dias para ser profissional e eficiente, não pode estar sem um patrocinador há 30 dias do início do cronograma anual do festival. É irresponsabilidade com o dinheiro público, com a excelência da produção, com a campanha de marketing cultural devida ao patrocinador e com as próprias diretrizes que alicerçam a mesma Lei.

Bom, a espera do Patrocínio para o V BH indie Music se esgotou em prazo.
Hoje, dia 7 de agosto, há exatos 30 dias do V BH Indie Music, não captamos o patrocínio e não iremos mais captá-lo para a edição deste festival em 2011.

Ainda temos o projeto aprovado no valor de R$120.000,00 para o BH Indie Music e que caso seja avaliado por alguma empresa nos próximos dias ou meses de 2011, pensamos na solução mais honesta e responsável com o trato da verba pública: dirigir o patrocínio para o VI BH Indie Music que será realizado em 2012. 

Então, torno público que o V BH Indie Music será realizado por mais um ano de forma independente e sem dinheiro, sendo patrocinado pelas próprias bandas participantes que arcarão com custos logísticos como transporte, hospedagem e alimentação de suas próprias bandas para participarem. Eu como organizadora e idealizadora deste projeto, me coloco à disposição de mais um ano de festival, executando todas as etapas deste projeto para a sua realização. No mesmo espírito de vontade, outros artistas locais se empenharão ao máximo para receber o Brasil durante este período. Juntos, como já o fizemos em quatro outras edições, realizaremos mais uma edição do maior festival independente com exclusiva programação de bandas autorais e independentes do Brasil. Com o prestígio alcançado por este projeto ao longo dos anos, a imprensa local nos é e sempre foi uma grande aliada, assim, nossa divulgação em mídia não será prejudicada. Construímos amizades e parcerias sólidas que nos apoiarão em mais esta edição. Realizaremos este ano um grande festival sem dinheiro, mas com muito e inesgotável trabalho e vontade, como sempre o fizemos.

Ao mesmo passo, mesmo que tenhamos feito quatro edições em 3 anos e, em todas as vezes, sem patrocínio, sem verba, a edição 2011 do festival já se dificulta em prazo e é importante que todos os participantes colaborem e sejam compreensivos com esta organização para que possamos atender todas as exigências que um festival deste porte necessita.

A decisão de realizar o V BH Indie Music "no braço" se deu, principalmente, pela vontade de dezenas de bandas e artistas independentes dos quatro cantos do país em participar dele. Estes que se comunicam comigo diariamente, mostraram-me o interesse, a motivação e a vontade que, inevitavelmente, também me motivou a organizá-lo. Também não achei coerente interromper sua continuidade este ano por vontades e forças políticas. Este festival e nosso trabalho artístico não dependem delas. Belo Horizonte, entre 07 de setembro e 18 de outubro já pertence ao BH Indie Music e à cena nacional de música independente. FATO. Então, sejam bem-vindos, artistas e bandas independentes do Brasil, que estaremos aqui para recebê-los com o melhor de nossas ações, nos melhores espaços desta cidade e com iniciativas que os valorizem como criadores e artistas.

A todos os artistas criadores de música que acompanham há anos nosso trabalho, com pesar vos falo: Dada a falta de Patrocinadores em Minas Gerais para o V BH Indie Music, não será este ano que vamos implantar um mercado de shows para a produtividade independente. Não será este ano que o festival ganhará edições fora de Belo Horizonte. Não será este ano que faremos grandes shows em praças públicas, com grande mídia e assessoria de imprensa em cobertura que este projeto merece. Não será este ano que despesas como transporte, alimentação e hospedagem serão oferecidas pela organização. Também não será em 2011 que teremos um piso de cachêt estabelecido para estas atrações para, enfim, implantarmos um mercado decente à produtividade independente de música neste estado.
Não penso que seja um formato ideal de plataforma de trabalho artístico o auto-financiamento do artista, ou como falamos, pagar para tocar. Por isso busquei junto ao Estado uma garantia de excelência deste projeto que nos possibilitasse a criação deste mercado em BH. Pensando que desta forma, e só através dela, teremos uma proposta ideal de trabalho para a produção artística independente, continuaremos em busca de empresários e empresas que pensem cultura como nós artistas pensamos: com respeito e responsabilidade com o artista e seu público. Temos convicção que dentro em breve, estas empresas surgirão para nos apoiar neste projeto. O BH Indie Music já integra o calendário cultural de Belo Horizonte o que lhe garante um inquestionável reconhecimento da sua absoluta relevância cultural. 

Mas enquanto o Estado não cumpre as funções que nós pagamos em salários cada vez mais caros para que sejam exercidas com competência, como garantir que as Leis de Incentivo sejam ferramentas eficientes de fomento à cultura, façamos nós o que melhor exercemos em capacidade e excelência: ARTE e ensinemos aos burocratas o caminho.
Que nossa atitude em realizarmos o V BH Indie Music de forma independente seja motivo de orgulho pra quem pensa arte e cultura como nós. E que seja motivo de muita vergonha para aqueles que não realizaram a metade do que nós já fizemos até hoje de forma independente.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O V BH INDIE MUSIC

Este ano, devido às condições estabelecidas pela Secretaria de Cultura de MG, deveríamos aplicar a mesma regra de curadoria às bandas daqui e de fora. Sendo assim, se aplicássemos as audições às bandas daqui, seria obrigatório que bandas de outros estados passassem pelos mesmos critérios de avaliação. Dada a logística, seria impossível adotar a audição este ano.

Como avaliar as bandas/artistas? 
Para responder à esta pergunta, precisávamos lembrar qual a importância das ações anteriores do BH Indie Music para o mercado de música independente, então avaliamos que o I BH Indie Music serviu-nos de agrupamento da cena independente  musical de Belo Horizonte. O II BH Indie Music alcançou o propósito de agrupar a cena nacional de música independente e firmar nosso calendário anual. O III BH Indie Music fomentou a abertura de mais espaços na capital para shows de artistas independentes. O IV BH Indie Music cumpriu a meta de popularizar a música independente chegando a espaços culturais com entrada franca. O V BH Indie Music dará outro passo, desta vez, mais ousado: reunirá a produção fonográfica nacional promovendo discos, músicas, lançamentos dos artistas independentes do Brasil.
Pensando assim, trabalharemos com bandas que já possuam registros fonográficos. Receberemos durante as inscrições do V BH Indie Music discos (profissionais ou manufaturados) de dezenas de bandas de todo o país. Reuniremos material fonográfico suficiente para gerar conteúdo independente suficiente para a programação de rádios e, assim, conseguiremos inserir estes artistas no mercado musical de execução pública para que estes trabalhos/obras alcancem o devido reconhecimento e promoção.
As bandas inscritas serão apresentadas ao vivo, durante o festival. Toda a divulgação de participação destes artistas na mídia promoverá o trabalho fonográfico que estes virão apresentar em Belo Horizonte. Esperamos com esta estratégia alavancar a vendagem destes títulos durante o festival e colaboramos, efetivamente, para o mercado de música independente que não se baseia só em shows, mas que se vê extremamente prejudicado após a produção fonográfica sem ações concretas de promoção e marketing aos seus lançamentos.

Esperamos no V BH Indie Music reunir os melhores discos independentes, as melhores bandas autorais do país e construírmos juntos, por mais este ano, o maior festival de música independente do Brasil.

Para inscrever sua banda, leia o EDITAL, preencha o Formulário de Inscrição eletrônico e envie o material solicitado à organização até o dia 27/08/2011.

A listagem de bandas que participarão do festival V BH Indie Music e a agenda completa serão publicadas periodicamente no blog do festival http://vbhindiemusic.blogspot.com até o dia 05/09/2011. Quanto mais rápido você inscrever sua banda, mais rápido lhe será informado sobre o seu agendamento. Então, colabore com esta organização, não deixe para a última hora o que você pode fazer hoje.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
1. CD da Banda/Artista inscrito:
2. CÓPIA DO RG do Representante Responsável;
3. TERMO DE COMPROMISSO presente no ANEXO 1 do Edital que deverá ser assinado pelo Representante Responsável.
Todos os ítens acima, deverão ser exclusivamente enviados pelo correio conforme o Edital até 27/08/2011.

4. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO V BH INDIE MUSIC  – ENVIO ELETRÔNICO
O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO V BH INDIE MUSIC deverá ser preenchido corretamente e está disponível, exclusivamente, pela internet em formato eletrônico. 


Links:

* A Organização do BH Indie Music e de todas as edições do festival são de responsabilidade de Malu Aires, artista independente e idealizadora deste projeto.

V BH Indie Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More