terça-feira, 12 de maio de 2009

AMANHÃ TEM HOTEL TOFU, SIMPLES E OS 4 VENTOS

Abrindo, oficialmente o mês de maio, temos uma coletânea de bandas mais que interessante para esta quinta, no Projeto Matriz.

Misturamos o alterna raiz d'Os 4 Ventos, com a doce indie-folk do Hotel Tofu e o rock limpo e riffado da Simples.

São mais de 100 bandas, hoje, reunidas no BH Indie Music. Juntá-las em grades, num mesmo dia, não é tarefa difícil. Mistura-se tudo, muito bem, e o preparo sempre será mais que nutritivo aos ouvidos. É impossível, agora, não termos três shows redondíssimos e afinadíssimos numa mesma noite de quinta. Só tem banda fera por aqui. Boas bandas, o suficiente para invadirmos BH... Preparem-se para o III BH Indie Music!

Trazendo a público o melhor da cena independente da atualidade e reunindo gente que curte a nova música e os novos artistas do mercado, fazemos, juntos, da casa, um ponto de encontro da cultura independente e alternativa, em BH. Se não é exagerar muito, talvez sejamos os mais bem-aventurados do Brasil.

E, à partir deste mês é Lei: quem toca também bate palmas.

Todas as bandas que se apresentarão neste mês no Projeto Matriz são convidadas para assistirem a todos os shows.

É muito improdutivo e impróprio o "tocar e ir embora". Mas não fica atrás o "aparecer só no dia do show". E quem ainda faz isso, não sabe quanta gente e banda dukaralho tá deixando de conhecer...

Por exemplo...

OS 4 VENTOS

" Angústia não, depressão não, raiva não. Velocidade prá cantar, abraçar, voar. Montanhas de Corpo Alto - Cercas das Terras Vermelhas do meu Peito. Aquela parede não é a parede que se imagina, não é. Parede que é obstáculo, obstáculo. Parede que pára o andarilho de cidade grande. Sola vulcabráz, borracha queimada dos 29ºgraus.
Belo Horizonte, janelas altas e limpas, janelas sem maresia, glamour da brisa sem sal." - (Os 4 Ventos)


Os 4 Ventos transforma a música em poesia e o contrário também acontece. Com letras fortes, performance marcante, usam de elementos do rock em composição de rítmos que retumbam na mescla de culturas brasileiras. Destaque da cena independente, seu público só vem aumentando e suas músicas já são cantadas pela platéia em alto e bom tom.

A performance da banda é contagiante e perturbadora em letra e rítmica - é a onde mora o encantamento.

HOTEL TOFU

Seja no folk ou no folclórico, o hotel tofu abre suas portas e dá boas-vindas à quem deseja se hospedar e conhecer o trabalho desse trio musical! O entusiasmo vem dos ritmos de raiz das américas - sul e norte . Das histórias contadas de boca a boca e das canções ensinadas de mão à mão vem a inspiração que nos leva adiante junto aos que cantam sobre verdades em histórias mentirosas, mentiras do cotidiano e sobre todo o restante. 

Não cabe aqui nem mencionar ou fazer lista dos que fazem nossos lobos temporais uivarem de alegria . É fato que de por toda a literatura das fábulas e de seus fabulosos literários, nos consideramos privilegiados por apresentar trabalhos influenciados pelas canções d'os mutantes - em especial as de arnaldo baptista - pelas melodias harmoniosas de minas gerais e pela música étnica do mundo em geral. Dessa complicada e divertida digestão ruradélica resulta a despretensiosa música do hotel . As canções que falam sobre uma infância perdida e sobre os desamores da vida se juntam ao pano teatral e fazem dele saliva para um resgate da instrumentação acústica, por combinação de violões e viola caipiraukulelebanjopandeirospandeirolas e tamborestrombone,  escaleta  flautas,  violino e gaitas, e por que não, harpa de boca kazoo.

SIMPLES


Simples, como sugere o nome, traz a simplicidade de um trio formado por Diogo Pertence, Daniel Pertence e Richardson.

Suas composições falam pelas experiências dos seus integrantes e a sonoridade remete ao rock sessentista, pela guitarra limpa e marcação 4x4.

A formação da banda é recente, mas a experiência musical dos seus integrantes dá a maturidade em palco no trabalho que a Simples propõe.

Então é isso. A gente se vê por lá e, por lá mesmo, comenta sobre os shows, extasiados.

BH Indie Music - Projeto Matriz
14|05 - quinta-feira  - 21H

Shows com as bandas independentes Hotel Tofu, Os 4 Ventos e Simples.
Entradas: R$ 8,00 e R$6,00 (antecipados).
Censura: 16 anos
Venda antecipada no Folha Seca - Av Augusto de Lima, 885 // Centro.

 
E olha o que vem por aí...
 

Um comentário:

  1. Destacando a presença das bandas:
    .
    - Jonas
    - Vinde Ventura
    - Cuatro
    - Bertola & Os Noctívagos
    - Junkbox
    - Cães do Cerrado
    Não sei se faltou alguma.
    .
    A boa presença de público que não é de banda.
    .
    A participação na platéia das bandas que se apresentaram .
    .
    Talvez pelo fato da noite de quarta-feira no Matriz ter sido de jazz , dessa vez na platéia , antes do BH INDIE MUSIC havia algumas mesas próximas do palco.
    .
    Quando Hotel Tofu começou a se apresentar , aos poucos , as mesas foram substituídas pelo público , levados pelo pelo som da banda , que foi tomando conta de todo ambiente . Sendo prestigiado pelos 4 Ventos e Simples , que acompanharam de perto todo o show.
    .
    Simples continou com a boa interação entre banda e público, Da mesma maneira , prestigiado na platéia pelos 4 Ventos e dessa vez Hotel Tofu . Dividindo o palco com uma participação especial de Cuatro. Hotel Tofu e Simples mostraram que vieram para ocupar espaço com qualidade , comprometimento e consideração. Simples assim.
    .
    No final da noite Os 4 Ventos. E na platéia , acompanhando de perto Hotel Tofu e Simples. Sem contar as outras bandas e o público que permaneceu até o fim.
    Foi contagiante o público incorporando o Gigante Punk e soltando a voz "boemia , boemia , você é leviana , você é mentirosa "
    .
    Quem quiser rever uma outra apresentação dos 4 Ventos cantando Gigante Punk : http://www.youtube.com/watch?v=VOaNvY_7QCU&feature=channel_page

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More