quarta-feira, 20 de maio de 2009

SILÊNCIO PARA UMA NOITE INTIMISTA


Marcado pelos shows pulsantes das últimas bandas que passaram pelo Projeto Matriz, talvez esta seja a primeira semana intimista do projeto.

Trazendo uma textura introspectiva, para amanhã, se reunem num mesmo palco o pós-punk gótico do Soturnos, com o lirismo de Junkbox e a melancolia romântica de Jonas.

SOTURNOS

Poucas bandas das que se encontram na nossa listagem em BH poderiam dividir uma noite com Soturnos. Em nossa procupação de valorizar, ao máximo, cada uma das atrações, grades como esta de amanhã são, no mínimo, um só suspense.

A Soturnos, diferente de outras tantas bandas que estão conosco e com gêneros bem definidos, caminha solitária em seu projeto de imersão na cultura gótica. E o que é ser gótico? Bom, todos nós que cultuamos a melancolia inglesa, temos um pézinho lá. Você já ouviu Bauhaus, Joy Division, The Cure, Siouxsie and the Banshees ou The Smiths? Leu Jean-Paul Sartre, Nietzsche, Oscar Wilde, William Blake, Baudelaire ou Anne Rice?

Quebrando pré-conceitos, vamos dar uma gota de informação sobre o termo. Gótico, como estilo, nasceu na idade média, século XII. Quebrando a estética das trevas e do sombrio defendido pela arquitetura ocidental das igrejas, veio a possibilidade de se trazer luz e cores às construções e, diretamente, à religião e a todo o contexto social da época.

Entre as décadas de 70 e 80, nasce em Londres (claro) um movimento denominado "Dark". Antes disso, entre 40 e 50, apareceu o movimento "beat" que, ao passar do tempo e da história, evolue em duas linhas: hippie e punk. Que se transforma em psicodélico, progressivo e glam rock, pós punk e não parou mais...

Soturnos é legítimo. Traz a cultura renascentista nas construções melódicas para a sub-cultura gótica. Nossa curiosidade sobre o universo sombrio que permeia os criadores góticos, poderá ser saciada amanhã.

JUNKBOX

Junkbox está no limite deste território. Passeou pelo erudito quando compondo Florais e, trazendo à luz questões da rigidez e estupidez humanas, não é bem um repertório de se bater cabeça e, levantando long necks, cantar junto. Foi um trabalho, até pouco tempo, sem espaço, sem compreensão, porque rock levanta com adrenalina no peito e Junkbox é só acupuntura no espírito.

Junkbox lançará as canções do álbum "Florais", explorando possibilidades mais introspectivas de interpretação, para este show.

A tríade de Junkbox é formada por Malu Aires (vocal e guitarra), Rafael Dinamarque (baixo e backing) e Jotta (bateria).


JONAS



Em todos os shows em que estive presente da banda Jonas, foi difícil não perceber a lacuna, a falta, a solidão, o abandono.

A guitarra não ardia num acorde de acordar a platéia, mas como punhaladas afiadas pra se matar o mal do amor de um só.

O rock distorcido em guitarra áspera, marca cada apego e cada perda.

O já citado grupo inglês The Smiths já fazia isso. O vocal chorado de Morrissey, esmagado pelas guitarras de Johnny Marr, deu sentido a muito do que foi criado em Londres, depois deles. Jonas, têm influência direta do rock inglês na construção do seu som, apesar de serem bem meninos quando "The Boy With the Thorn in His Side" tocava nas primeiras FM´s do país.

Uma banda formada em 2006, Jonas canta e conta em canções aquilo que vivem ou deixaram de viver.

Jonas é Jonathan Tadeu (guitarra/voz), Marcelo Barbosa (baixo) e Filipe Monteiro (bateria).

Bom, sem dúvida, cada uma das três apresentações serão bem inéditas. Isso porque a produção musical da noite, já pede um comportamento diferenciado para as texturas sonoras de cada banda.

Priorizando o silêncio, no lugar dos ruídos, a música para ouvir, em homenagem à visita de Arnaldo Antunes à cidade, é o que você vai encontrar nesta quinta, no Matriz.

Repetindo o sucesso da semana passada, esperamos por todos lá.

Eu, mais ainda, porque chegou a minha vez de subir ao palco e espero poder cantar para muitos ouvintes, amanhã.

por Malu Aires



serviço:

21/05 - quinta-feira
21H - BH Indie Music - Projeto Matriz

Shows com as bandas independentes Soturnos, Junkbox e Jonas.

Entradas: R$ 8,00 e R$6,00 (antecipados).
Censura: 16 anos
Venda antecipada no Folha Seca - Av Augusto de Lima, 885 // Centro.


Ver
panfleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More