segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O BH Indie Music recebe o autor Pedro de Luna para o lançamento do livro "Niterói Rock Underground (1990-2010)"


BH Indie Music recebe neste sábado, 20/08, o escritor Pedro de Luna que lança seu livro “NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)”.
O lançamento acontecerá no Centro Cultural Nem Secos, onde Pedro de Luna conversa com a gente sobre o livro e, claro, abordaremos durante a discussão o comportamento atual das cenas independentes de BH, Niterói e do país num bate-papo que será transmitido na web pelo blog do BH Indie Music.

O autor Pedro de Luna com o livro “NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)” - Foto Luiz Lima

“NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)” conta a experiência do jornalista como agente transformador da cena de rock em Niterói e expectador de 20 anos da luta independente das bandas locais. A origem dos festivais, o comportamento das bandas, dos selos e da imprensa alternativa na construção dessa revolução cultural que hoje abala os alicerces da indústria fonográfica fazendo os artistas repensarem todo o processo do mercado musical atual.
De fino acabamento e extrema qualidade editorial, o livro “NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)” foi lançado no Rio de forma independente (assim como os discos de hoje), vendendo 120 exemplares em apenas 15 dias. Com 224 páginas, traz fotos, cartazes de eventos e relatos de um jornalista apaixonado pelo rock e pela cultura do "faça você mesmo".
Com estreito vínculo com a capital mineira, por onde já esteve em outras oportunidades acompanhando shows de bandas independentes que aqui vinham se apresentar, Pedro dedica o capítulo "Belô e Laranjada" às suas aventuras em BH. A segunda edição do livro será lançada aqui neste final de semana. Depois do lançamento no Centro Cultural Nem Secos, às 18H e o autor passará, ainda pela Drinkeria Mambo, no mesmo sábado às 20H e pelo Matriz, no domingo às 14H.

Clique na imagem para ver ela ampliada“NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)”
O que chamamos hoje de indie ou alternativo começou no Brasil no início dos anos 1990 com o surgimento da tal cena independente. No ano em que a MTV se instalou no Brasil e o presidente Collor abriu o mercado para a entrada do instrumento e do equipamento de som importado, uma movimentação tomou conta de jovens por todo o Brasil, como certo adolescente morador de Niterói. As bandas começaram a divulgar suas músicas em fitas demo em cassete ou vinil, e os fanzines tinham o papel de mídia especializada. Selos e gravadoras independentes surgiam. Sem internet, a circulação de informações se dava por cartas.
Em “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, o jornalista, publicitário e quadrinista Pedro de Luna mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexosem Niterói-RJ. Arevolução aconteceu no campo sociológico, político, estético, econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia em papel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser. E o Pedro.
Fruto de um trabalho que começou em 2007, este livro é uma bíblia para quem quer trabalhar com jornalismo cultural ou se divertir com a realidade de quem vive o rock.

Serviço:
BH Indie Music no Centro Cultural Nem Secos
Data: 20 de agosto
Horário: 18H
Lançamento do livro “NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)” do autor Pedro de Luna. Shows das bandas 9's Fora Rock e Digo Ribeiro.
Entrada Franca: mais 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro
Endereço: Rua São Salvador, 9 - Bonfim

Um comentário:

  1. It will be useful for you and your friends to pay attention on information from https://dissertationauthors.com/blog/how-to-write-a-literature-review. Here you can read more about literature review writing

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More