segunda-feira, 23 de junho de 2008

Mais sobre BH Indie Music - por Club Social

Mais sobre BH Indie Music
por club-social em June 5th, 2008 as 12:51 pm



Nos dias 14 e 15 de junho, Minas Gerais vai ser o palco de um grande evento de música independente, o BH Indie Music. Para saber mais sobre como será este grande festival, conversamos com Malu Aires, uma das organizadoras desta festa.



Malu Aires em Junkbox
Como surgiu a idéia do BH Indie Music?
Malu Aires - Tenho um banda - Junkbox, que desde sua origem já propunha no cenário independente seu campo de atuação. As letras são em português, a formação é convencional (guitarra, baixo e bateria), mas fazemos um trabalho musical que está diretamente agregado ao resultado sonográfico. Propomos uma música alternativa à cultura de massa.
Já tinha em mente todas as dificuldades em ser independente e sabia das necessidades de trabalhos como da Junkbox para a aceitação da mídia e do público. O equivocado retrato que faziam da música independente na falta do entendimento dos críticos de que somos parte da cena com consciência do nosso propósito que é avesso ao sucesso popular. E o de que não éramos nem órfãos de gravadoras, nem amadores, iniciantes, foi nosso primeiro acorde. Sabia que sozinha não conseguiria explicar nada a ninguém. Pareceria causa própria e marketing individual. Já em coro, a voz é mais alta. A causa é mais justa, as ações democráticas e as conseqüências rápidas.
A idéia surge no final de 2007, num tópico de orkut. Sou defensora árdua da casa de shows Matriz, aqui em BH. O espaço é bacana, um “porão” em uma das construções mais antigas da cidade, arquitetura projetada por Niemayer. Além desse charme, tem à frente um verdadeiro comprador da causa alternativa, o Edmundo que disponibiliza toda a capacidade técnica (sonora, videográfica) para as bandas, sem custo de locação de nada. Assume todos os custos da produção musical em BH, paga a divulgação, técnico de som e, em nenhuma das vezes, se abate com os prejuízos. As portas sempre estão abertas.
Daí, passeando pela Comunidade, lancei uma pergunta num tópico: “Onde estão os indies da Matriz?”Todos os independentes já passaram por lá, ao menos duas vezes por ano. Eles que estavam calados e acanhados com a falta de movimentação da cena, começaram a aparecer. De repente, tínhamos algum movimento.


Qual o objetivo do evento?
Malu Aires
-As questões levantadas pro início do BH Indie Music eram: Se temos um espaço com infra-estrutura e técnica em BH ao nosso dispor, porque não estávamos tocando? Onde estava sendo divulgado nosso trabalho? Por que não temos outros espaços para nos apresentar em BH com freqüência e nas mesmas condições da Matriz? As bandas tinham público ou amigos? Vocês sabem o que é ser indie? O que será do futuro fonográfico e da indústria indie daqui há poucos anos? Vocês são gestores e compreendem as responsabilidades a que devem se ater na logística de uma carreira independente?
Já temos respostas para o que pensávamos serem nossas preocupações individuais. Estamos trocando idéias, experiências e conhecimentos.
A falta de um trabalho sério, digo administrativo, da cena independente por muitas bandas, músicos e produtores, está matando muita gente talentosa. As bandas conseguem sobreviver, no limiar do desespero, por 10, 12 anos. Depois, não conseguem produzir mais discos, fica cada vez mais difícil pagar o custo de estar no palco, o público desaparece nesse tempo e o que era uma capacidade nata profissional, vira hobby.Ser gestor do próprio trabalho é a responsabilidade ao ser independente. Só assim estaremos inseridos no mercado comercial, podendo dar continuidade à nossa produtividade e vivendo dela.
Assumir uma postura digna com a própria independência, observar que a cena é maior que nossa sala de ensaio e respeitar o trabalho do outro, já que sabemos que a coisa não é fácil pra nenhum de nós, era o princípio de uma movimentação sadia.
Não estamos lançando bandas, nem fazendo política cultural, estamos nos organizando e fervendo para prepararmos uma verdadeira invasão indie no mercado.

Qual o perfil das bandas que vão participar do BH Indie Music?
Malu Aires
- Colocamos algumas regras para que o trabalho da organização fosse sério, já que não queríamos nenhuma curadoria: tem que ter disco, não importando o formato, tem que ser independente, não vale quem tem contrato com selo ou gravadora e tem que querer participar e trabalhar junto.
O I BH Indie Music tem 18 bandas independentes. Bandas com dois álbuns, um, lançando agora, banda que compõe em inglês, português, poesia, banda que não tem guitarra, mas atabaque, bandas com oito integrantes, bandas indie pop, alternativo, punk… Temos uma verdadeira miscelânea e genuína união de indie alternativo.
O mais importante frisar no que todas têm em comum, é a responsabilidade profissional. Todas com material em ordem e de alta qualidade profissional.
No I BH Indie Music, todas são de Minas Gerais. Nas próximas edições, abriremos as portas pra todas as bandas do Brasil.

E a idéia é que este festival seja realizado periodicamente?
Malu Aires
-Sim. Esperamos que o BH Indie Music seja uma vitrine para as bandas independentes e o fortalecimento do público de bandas independentes.
Depois do deadline de inscrições do I BH Indie Music, apareceram mais tantas bandas e do Brasil inteiro. Tive que pensar rápido na continuação do BH Indie Music e em prazos mais curtos entre as edições que prometem ser bimestrais.



Conheça o site do BH Indie Music


Veja os sites da banda Junkbox:
http://www.youtube.com/user/maluairesjunkbox
http://www.myspace.com/junkboxmaluaires

Assista ao vídeo Jingle da Junkbox:









Indie Music
por club-social em May 28th, 2008 as 3:27 pm


A música independente vai tomar conta de Belo Horizonte. Está chegando o I BH Indie Music. O evento será nos dias 14 e 15 de junho e promete mostrar ao Brasil que Minas também é um grande palco para as bandas independentes.

Organizado por Malu Aires, líder da banda Junkbox, o festival nasce com a proposta de dar oportunidade para que todos possam mostrar seu trabalho. Na programação, estão 18 bandas já conhecidas no cenário alternativo, como: Junkbox, Ragna, Antenafobia, Carolina Diz, Dmor e Tênis, que se revezam no palco durante os dois dias do evento.

Saiba mais, visitando o site: http://bhindiemusic.multiply.com/

Confira a Programação:

GRADE I Dia 14/06 Sábado
Horário: 14h (censura 14 anos)
SEU GARCIA (Ouro Fino)
GARDENAIS
ANTENAFOBIA
STEREOTAXICO
PERTPLAY (Ouro Branco)

GRADE II Dia 14/06 Sábado
Horário: 21h (censura 16 anos)
CURVED (Itabira)
MACUMBA
HANK
RAGNA
MEIO FIO

GRADE III Dia 15/06 Domingo
Horário: 14h (censura 16 anos)
TRILOCO ALEGRIA ALEGRIA
4º DO SEBASTIÃO (Ribeirão das Neves)
JUNKBOX
AS HORAS
CAROLINA DIZ
TÊNIS
CINCO RIOS
DMOR

flyer do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More